Diadema é uma cidade com mais de 420 mil habitantes, estrategicamente localizada entre a capital paulista e o litoral, sendo favorável para quem vive na região. O município é também conhecido pelas diversas - e ótimas - possibilidades de lazer. 

Com uma mistura vibrante de entretenimento, cultura e natureza, há sempre algo interessante para fazer em Diadema, e nunca faltam opções para uma experiência completa e agradável.  

Neste artigo, vamos explorar algumas das principais opções de lazer que podem ser encontradas na cidade, para aproveitar com amigos e familiares.  

Para quem curte compras

Fazer compras é um hábito que, ao mesmo tempo, proporciona lazer e diversão para muitas pessoas. Em Diadema, são diversas as opções de shoppings, até feiras e mercados que recebem milhares de visitantes diariamente. Podemos destacar alguns locais como:

Shopping Praça da Moça

O Shopping Praça da Moça foi inaugurado em 2009, sendo o primeiro do município. Possui uma ampla variedade de lojas, restaurantes e outras opções de lazer que atraem moradores de toda a região.   

Além das compras, os visitantes podem desfrutar de sessões de cinema, atividades recreativas e eventos especiais ao longo do ano. Esse é, portanto, um dos pontos de encontro mais populares em Diadema, onde as pessoas podem se divertir, socializar e relaxar.

Para passeios ao ar livre

Quem gosta de passeios para relaxar, se divertir e entrar em contato com a natureza, na cidade é possível encontrar praças e parques como o Jardim Botânico, o Borboletário e o Parque do Paço. 

Jardim Botânico de Diadema

Cartão postal do turismo em Diadema, o Jardim Botânico é localizado no bairro de Inamar e apresenta 3.000 m de trilhas. As árvores são nativas da Mata Atlântica, como o Jatobá, Jequitibá, Cambuci, Pau-Brasil, Urucum e Jacarandá. 

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da flora brasileira e plantas exóticas como: magnólias, plátanos e tipos de palmeiras, além de várias espécies de pássaros que se encontram no local.  

Borboletário

Pioneiro na região, o Borboletário Tropical Laerte Brittes de Oliveira é reconhecido como um importante centro de pesquisa e estudos científicos, onde é possível vivenciar experiências incríveis, como a transformação de uma borboleta até o seu primeiro voo.

O local tem capacidade máxima para 7.000 borboletas e hoje abriga cerca de 1.200 espécies, entre elas a borboleta-do-manacá, Olho de Coruja, Rosa de luto e borboleta-da-couve.

Parque do Paço

Considerado o maior parque da cidade, é também o símbolo da entrada principal de Diadema. O local, que recebeu melhorias em 2023, conta com um deck, pista de cooper, trilhas para caminhadas, lago, quiosques, playground e churrasqueira.  

É uma excelente opção para quem gosta de atividades ao ar livre, sendo um espaço para relaxar. Também acontecem aulas de capoeira e zumba, além de ter um cantinho para o passeio com os pets.  

Para você que curte um evento

A temporada de eventos locais começou em março, com a agenda da mulher, para celebrar a luta, a força e o talento de todas. Em 2024, também teve o encontro: “Empoderando as mulheres além das fronteiras”. Foram 4 sábados repletos de atividades e serviços, fechando com um grande show da cantora Mart’nália.

No mesmo mês, houve uma série de encontros que contribuíram para uma melhor compreensão do que foi a ditadura no Brasil. 

Em abril, a cidade focou no incentivo à literatura, devido à Semana Municipal do Livro Infantil, entre os dias 12 e 20. 

Maio é marcado pela celebração à arte, em todas as suas formas: cinema, artes visuais, dança, música, teatro e literatura. A metade do ano não poderia ser diferente e na agenda de junho já foram incluídas as festas juninas.

Diadema é a casa do Hip-hop e em julho se comemora com transmissões ao vivo nas redes da prefeitura. Além disso, há um projeto para evidenciar e potencializar os escritores da cidade. É, também, o período de férias escolares e em toda a cidade será possível encontrar uma série de atividades e serviços.

A agenda completa está disponível no portal da prefeitura.

Para quem prefere passeios culturais

Quando o assunto é cultura, também não faltam opções. Na cidade, é possível encontrar exposições de arte, teatro e outras atrações que envolvem conhecimento e proporcionam novas experiências.

Museu de Arte Popular

Inaugurado em 2007, o Museu de Arte Popular (MAP) reúne as obras mais importantes de artistas populares do País e também de autoria local, como: Jerônimo Soares, Zé Pretinho e Geni Santos, João Cândido da Silva, Lourdes de Deus, Odanagué e vários outros. 

O acervo é composto por esculturas, pinturas, obras tridimensionais e xilogravuras, oferecendo também oficinas, festas e algumas ações de expressões plásticas, relacionadas à cultura popular. 

Centro Cultural Diadema

O Centro Cultural Diadema, também conhecido como CCD, foi inaugurado junto à Praça da Moça e se tornou um espaço de formação cultural, sendo um grande incentivador para os artistas da cidade.

Basicamente, o local conta com a Biblioteca Olíria de Campos Barros, o Espaço Cândido Portinari e o Teatro Clara Nunes, este último possui uma programação cultural intensa e recebe mais de 20 espetáculos por mês, promovendo entretenimento ao público. 

Fábrica de Cultura de Diadema

A Fábrica de Cultura de Diadema oferece à população da cidade e visitantes uma vasta programação cultural, com o intuito de estimular, principalmente, o desenvolvimento de crianças e jovens.

Entre as principais atividades, se destacam os cursos de dança, teatro, artes visuais, shows musicais, além de sessões de cinema, biblioteca com mais de cinco mil livros. A programação é gratuita para todos os públicos e recomendada para crianças a partir dos 6 anos.

Agora que você já conhece as opções de lazer da cidade, que tal visitar esses lugares incríveis? Aproveite o tempo livre e explore as melhores atividades em Diadema. Gostou? Compartilhe este artigo com os amigos.